Não é novidade que a pandemia de Covid-19 fez com que houvesse um impulsionamento no uso de tecnologias nas escolas. Porém, a educação tecnológica é uma área em ascensão há muito tempo e que segue em constante evolução.
Apesar de ser uma pauta polêmica, o uso de celulares e tablets na sala de aula é uma realidade cada vez mais próxima. E por que não usar ferramentas digitais a favor do ensino, já que as crianças hoje em dia são criadas com acesso facilitado à internet?
Imagem/Reprodução: Unsplash
A partir do uso adequado dos aparelhos eletrônicos, as metodologias de ensino podem se adaptar e tornar o aprendizado mais estimulante para os estudantes, a fim de engajá-los cada vez mais e mantê-los atualizados perante às futuras exigências do mercado de trabalho.
A tecnologia sempre esteve atrelada à educação. Apesar da atualidade ser marcada pela introdução dos meios digitais e softwares, a criação do quadro negro foi um passo de inovação para o meio, assim como tudo o que veio posteriormente.
É considerado parte da educação tecnológica não apenas o uso de smartphones/tablets na escola, mas também as experimentações em aulas de robótica, imersão em ambientes virtuais, criação de canais de comunicação para estreitar o contato entre colégio e responsáveis, entre outras opções inovadoras.
Imagem/Reprodução: Unsplash
São muitas vantagens que englobam tanto os alunos quanto os professores, afinal, a tecnologia costuma otimizar processos burocráticos e na sala de aula isso não seria diferente. Entre os benefícios da educação tecnológica, pode-se citar:
A educação tecnológica não se restringe apenas à classe, pois a internet permite expandir o ensino através de plataformas específicas da instituição de ensino (sites ou aplicativos). Esse recurso se torna uma ferramenta para que os estudantes deem continuidade ao aprendizado e tenham uma fonte de consulta confiável.
Imagem/Reprodução: Unsplash
É possível inserir o ensino tecnológico em qualquer ambiente, inclusive dentro de casa durante as tarefas escolares! O Google oferece várias ferramentas gratuitas (Drive, Meet, Classroom) que podem dar uma mãozinha na hora de fazer as lições diárias ou estudos extracurriculares das crianças e adolescentes.
A área é abrangente e inclui tanto conteúdos teóricos quanto práticos. Às vezes, o foco será no conhecimento estratégico para dominar uma máquina, enquanto outras vezes é necessário o letramento para usar um software (ou até criar um novo).
Outro ponto importante a ser ressaltado é a educação quanto à tecnologia no dia a dia. É preciso fazer uso consciente e positivo dela, para usufruir-la corretamente. Por isso, esse é um tipo de aprendizado que dá para ser adotado até no contexto pessoal, como ao gerenciar o tempo online nas redes sociais.
Imagem/Reprodução: Unsplash
Trabalhamos a partir da perspectiva de "aprender fazendo". Estimulamos o trabalho em equipe, desde o planejamento até a execução dos projetos, a fim de possibilitar o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais para a vida, seja pessoal ou profissional.
A educação tecnológica é aplicada na rotina através do uso responsável e consciente das ferramentas oferecidas. Sendo assim, garantimos inovação, maior dinamicidade e interatividade entre corpo estudantil e pedagógico na sala de aula.